domingo, 20 de abril de 2008

HOMENAGEM AOS COLEGAS


Queridos colegas,
Gostaria de deixar aqui uma singela homenagem:
Embora tenha sido curto o tempo que passamos juntos, percebi que formamos um todo harmônico, de respeito e admiração mútuos e, o melhor de tudo, de crescimento como profissionais que buscam o aprimoramento. E que surpresa agradável no meio do caminho descobrirmos que não apenas tivemos novos colegas, mas também, novos amigos.
Amigos que incentivam, respeitam a diferenças e ajudam a superar as dificuldades.
E o que seria de nós sem o incentivo e dedicação da professora Beth. Que estava sempre disposta a ajudar a superar obstáculos para crescermos e alcançarmos nossos objetivos como professores que almejamos ser.
Ensinar não é tarefa fácil, exige, acima de tudo, dedicação e amor à profissão. Tudo isso encontramos na nossa professora.
Fica aqui para todos a minha homenagem.

Canção Da América

Milton Nascimento

Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

AMIGO coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam \"não\"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.



MACHISMO - GRUPO 6

Machismo, ou deveríamos chamar de insegurança masculina? Ou de indiferença? Quem sabe uma doença?
A aula me fez relembrar meus tempos de colaboradora na Defensoria Pública e de estagiária do Ministério Público.
Uma vez atendi uma moça que tinha apanhado do companheiro. Ela ainda tinha as marcas. Disse que estava ali desafiando o companheiro, que disse que ela não teria coragem de ir lá. E ele ainda foi junto e ficou esperando. Eu era nova e ainda não tinha lidado com esse tipo de situação. Fiquei com medo de mandar ela embora para casa, e o pior, com ele. Eu vi o olhar dele quando eles saíram de lá...provavelmente ela apanhou naquele dia novamente.
No MP sempre tinham aqueles casos de mulheres que apanhavam fim de semana e depois desistiam de levar o caso adiante porque o marido ou companheiro prometeu que não fariam de novo....alguém já viu ou ouviu algo parecido?
Não sou feminista, mas tenho certeza de que a mulher deve ser respeitada, afinal, somos todos iguais e isso não deve ficar só no papel.
Brincadeiras são saudáveis, mas o problema está no fato de alguns as tomarem como filosofia de vida e tornarem-se fanáticos....
Somos todos serem humanos e devemos respeitar uns aos outros.

DINHEIRO - O QUE É ISTO? -GRUPO 5

Bom, como eu respondi em sala, realmente é aquilo que eu não vejo no fim do mês.....
Como disse, estou em São Paulo, e como aqui tudo é mais barato, cartão de crédito, para que te quero?????!!!!!! Dinheiro eletrônico, por quê te inventaram????? Certamente, estavam pensando em pessoas como eu e minha irmã....
A evolução do dinheiro ao longo dos séculos no Brasil me fez pensar: ainda que hoje a semente do cacau valesse tanto, eu ainda assim estaria perdida, porque eu como chocolate horrores, ou seja, literalmente, eu comeria o meu dinheiro....
Enfim, o Grupo trouxe à discussão um tema muito importante, demonstrando a evolução da moeda no Brasil, o surgimento, e até o que ele pode fazer: distanciar pessoas.

RECICLAGEM - GRUPO 4

Colegas,
Estou em São Paulo na casa da minha irmã e aqui no prédio onde ela mora tem reciclagem de lixo.
Ela separa tudo: plástico, papel....
É diferente ver como em alguns lugares algumas pessoas se preocupam e, que na Capital do país ainda há lugares nos quais sequer falam no assunto. E inclusos nesses lugares estão áreas nobres....
Enfim, deveria ser feito um trabalho de conscientização, afinal, ou transformamos o lugar onde vivemos para deixá-lo melhor para as pessoas que virão depois de nós, ou ele virará, literalmente, um lixo.

JUSNATURALISMO E JUSPOSITIVISMO - GRUPO 1

A apresentação do Grupo 1 foi ótima, os Excelentíssimos Senhores Ministros são excelentes oradores e pôde-se perceber que o grupo se organizou muito bem.
Pelos comentários tecidos em sala, vimos que os colegas puderam perceber a diferença das correntes e etender o por quê, muitas das vezes, não se aplica pura e simplesmente as leis aos casos concretos.
Ademais, juízes são seres humanos, que também estão sujeitos a erros, mas que têm uma difícil tarefa: dizer o direito, ou seja, julgar.

COMO ENVELHECER BEM - GRUPO 2

Gostaria, primeiro de parabenizar o Grupo pelo tema escolhido de extrema importância para todos, uma vez que, acredito eu, todos pretendemos chegar lá.
Em especial, parabenizo minha amiga Anelise, por ter superado suas dificuldades e agora está impossível!!!!!!!!!!!
Bom, a aula me fez lembrar minha avó que tem 88 anos e, se não fosse por um problema de saúde há 2 anos atrás, estaria melhor do que eu.
Ela não enxerga direito, mas é a única dificuldade que tem. A Dona Vó é arretada!!!! Criou 9 filhos e faz questão de fazer tudo, cozinha, cuida das plantas e de vez em quando, quando eu peço, dança pagode.....
Enfim, ela não fazia exercícios em academias, mas deve ter corrido muito atrás dos filhos, e sempre teve alimentação saudável, chegando à idade que tem muito bem.
Fica para nós a mensagem passada, para que cuidemos de nossa saúde e vivamos bem para ter uma vida melhor.

domingo, 6 de abril de 2008

CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - Saberes necessários à prática educativa" de PAULO FREIRE

Neste livro, Paulo Freire trata de questões relativas aos docentes, à sua formação.

Em resumo, para ele, ensinar não é meramente transferir conhecimento. O professor, além de ser seguro em relação ao seu conhecimento e desconhecimento, deve saber lidar com os também sujeitos da relação de ensino, aprendendo a escutá-los e e a com eles conversar, sempre tendo em mente que, o ser humano é um ser inacabado, mas que traz consigo experiências, talvez não conhecimentos científicos ou aprendidos em livros, mas experiência de vida que deve ser considerada e respeitada. O educador deve respeitar o educando e a bagagem que este traz consigo.

O professor não pode conformar-se, devendo conscientizar-se de que a mudança é algo possível, da mesma forma que deve lutar pela sua valorização e de sua profissão, ainda que não seja justiçado pelos governos e políticas por ele adotados.

Em sua maioria, eles mantêm a dignidade de seu trabalho, pois, ante a falta de meios a eles disponibilizados, conseguem cumprir a árdua e difícil tarefa de, realizar pesquisas e e menterem-se atualizados, levando para as salas de aula conteúdos capazes de despertar a curiosidade de seus alunos que, futuramente aplicarão os saberes apreendidos em suas vidas, pensando certo e desenvolvendo senso crítico.

Para o professor Paulo Freire ninguém é sujeito da autonomia de ninguém e a prática educativa é um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos.

Em linhas gerais, é esse o entendimento que extraí da obra.

sábado, 5 de abril de 2008

BLOG DO CARLOS

O Blog que mais me chamou a atenção foi o do Carlos Machado.
Ficou bem estruturado, as matérias postadas são muito interessantes e não são cansativas, pelo contrário, chamativas e despertam a atenção, além de nos fazerem pensar (como um menino de 8 anos, que mal começou a ler passa no vestibular??!!!!!).
Além disso tem as fotos da Terra natal dele, que ficaram lindas!!!! Só faltaram ele e a noiva...continuamos aguardando.....