domingo, 30 de março de 2008

BREVES COMENTÁRIOS AO TEXTO - Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica de Maria João Gomes

Como é do conhecimento geral, com o avanço da informática, em especial a criação da internet, diversas áreas do cotidiano têm sido por eles "afetadas".
A educação não ficou de fora.
Com a utilização da internet cada vez mais, não só como um meio facilitador de comunicação, mas também como fonte de pesquisa para realização de trabalhos, os blogs (página da web que se atualiza com freqüência) têm sido utilizados como uma estratégia de didática.
Os blogs podem ser individuais ou coletivos, tratar de assuntos específicos ou genéricos e, nas atualizações postadas, e em determinados blogs, àqueles que os acessam é dada a oportunidade de comentarem sobre o assunto colocado em pauta.
Em sua maioria, o serviço é gratuito. Em determinados casos, são limitados aos assinantes de determinados provedores.
No que se refere à utilização desse recurso na área de educação, ela é diversificada.
Para a Professora Maria João, "enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser: Um espaço de acesso a informação especializada; Um espaço de disponiblização de informação por parte do professor."
Já enquanto "estratégia pedagógica", podem ser: "um portfólio digital; um espaço de intercâmbio e colaboração ou de debate ou de integração."
A utilização dos blogs pode funcionar como um estímulo à escrita e expressão de opiniões próprias ao mesmo tempo em que promove uma integração entre os indivíduos de uma mesma comunidade.
Como espaço de acesso à informação especializada, referem-se àqueles que possuem informações dotadas de credibilidade científica e produzido por pessoas que tenham conhecimentos na área.
Como espaço para disponibilização de informação pelo professor, o blog é criado por este, que se encarregará de atualizá-lo e despertar o interesse dos alunos para a consulta, ou até mesmo, poderá ser criado em conjunto, tudo de forma a despertar a curiosidade para a pesquisa e ensino, podendo estimular debates continuados de forma a desenvolver e expressar opinião sobre determinado assunto (role-playing). Podem até mesmo ser utilizados no desenvolvimento de projetos de intercâmbios com outras escolas, visando a integração de alunos e professores, da mesma escola ou de locais diferentes, troca de conhecimentos e discussão de assuntos variados. Ou, ainda, como um portfólio (vídeos, textos, imagens e outros) , uma forma diferente de organizar e apoiar o aprendizado ou de forma diferente de avaliação.
É fato que a internet faz parte da vida e do cotidiano atuais, de forma que será utilizada para tratar de questões que enriqueçam os relacionamentos entre alunos, professores e a comunidade em que vivem, mas, principalmente, como instrumento de integração e facilitação do ensino, sendo os blogs uma ferramenta que será utilizada em grande escala neste processo.


Nenhum comentário: