domingo, 6 de abril de 2008

CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - Saberes necessários à prática educativa" de PAULO FREIRE

Neste livro, Paulo Freire trata de questões relativas aos docentes, à sua formação.

Em resumo, para ele, ensinar não é meramente transferir conhecimento. O professor, além de ser seguro em relação ao seu conhecimento e desconhecimento, deve saber lidar com os também sujeitos da relação de ensino, aprendendo a escutá-los e e a com eles conversar, sempre tendo em mente que, o ser humano é um ser inacabado, mas que traz consigo experiências, talvez não conhecimentos científicos ou aprendidos em livros, mas experiência de vida que deve ser considerada e respeitada. O educador deve respeitar o educando e a bagagem que este traz consigo.

O professor não pode conformar-se, devendo conscientizar-se de que a mudança é algo possível, da mesma forma que deve lutar pela sua valorização e de sua profissão, ainda que não seja justiçado pelos governos e políticas por ele adotados.

Em sua maioria, eles mantêm a dignidade de seu trabalho, pois, ante a falta de meios a eles disponibilizados, conseguem cumprir a árdua e difícil tarefa de, realizar pesquisas e e menterem-se atualizados, levando para as salas de aula conteúdos capazes de despertar a curiosidade de seus alunos que, futuramente aplicarão os saberes apreendidos em suas vidas, pensando certo e desenvolvendo senso crítico.

Para o professor Paulo Freire ninguém é sujeito da autonomia de ninguém e a prática educativa é um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos.

Em linhas gerais, é esse o entendimento que extraí da obra.

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